Descrição Detalhada
Adega Ervideira
Na Ervideira é possível visitar a adega e acompanhar todo o processo produtivo, desde a chegada da uva até ao engarrafamento do vinho e sua expedição. Trata-se sobretudo de uma visita (in)formativa onde os visitantes são convidados a conhecer a Ervideira na sua essência.
Depois da visita, segue-se a prova de vinhos e esta, não seguindo um modelo standard, pode incluir todos os vinhos, desde que disponíveis.
Podem também ser efectuados programas de “Team Building”, “Ser Enólogo por um dia”, “Provas Cegas” entre outros programas que estão disponíveis sob marcação e que podem, ou não, incluir refeições na “Sala de Troféus”.
As propriedades do Monte da Ribeira e Herdadinha pertencem à família Leal da Costa, sendo o primeiro registo encontrado em nome de Maria Luisa Godinho N.1807, avó do 1º Conde D'Ervideira que iniciou a produção dos vinhos Ervideira em 1880, por sua vez bisavô dos actuais produtores.
O Conde D’Ervideira, de seu nome José Perdigão Rosado de Carvalho recebeu o título do Rei Carlos I, em reconhecimento por seu trabalho social na região, que para além de ser um grande agricultor que gerava centenas de postos de trabalho, foi também politico, filantropo, presidente da Câmara Municipal de Évora, fundador da Casa Pia e elevado Membro da Santa Casa da Misericórdia, entre outros cargos.
A produção de vinhos tinha nas primeiras gerações a função de abastecimento da família, bem como para juntar à alimentação e pagamento de salários dos muitos colaboradores da empresa agrícola.
Hoje a empresa tem 160ha de vinhas distribuídas pelas duas propriedades, vocacionadas para a produção e comercialização de vinhos de carácter único, fazendo da Ervideira uma "Embaixada" de grandes vinhos pelo mundo fora.
www.ervideira.pt
www.facebook.com/adegaervideira