Descrição Detalhada
A maior parte do dia sem vento. Uma fina camada de gelo
Sinopse
Orwell viveu as duas Guerras Mundiais, compreendeu os apêndices burocráticos, rígidos, de estados militarizados -o estalinismo e o nazismo. Esteve presente na Guerra Civil de Espanha, onde combateu contra o fascismo de Franco. Conheceu a educação rigorosa dos colégios de elite de que foi aluno, recebendo uma preparação musculada de defesa ao Império Britânico, por onde passou como polícia em serviço na colónia inglesa da Birmânia. Trabalho que imediatamente repudiou, posicionando depois o seu interesse político no ideário socialista.
Hipérion Projeto Teatral
Aristóteles define o ser humano como um agente político configurado num Estado de Direito. É partindo deste axioma que, na HIPÉRION, nos constituímos enquanto criadores livres.Sendo o teatro um espaço coletivo de discussão, pretendemos, por intermédio de um trabalho dramatúrgico consistente, compartilhar avalia de artistas com referências culturais múltiplas. Diferentes maneiras de olhar expressam alteridades de pensamento que têm tradução direta no modo como artistas e público se relacionam, se contrapõem e se identificam. Numa palavra, visões diferenciadas engrandecem a criação teatral.
Ficha Técnica e Artística
Texto:George Orwell| Encenação:Mário Trigo, com Jaime Rocha| Dramaturgia:Jaime Rocha e Mário Trigo| Interpretação:Ana Freitas, Filipe Araújo, Inês Ferreira da Silva, Miguel Coutinho e Victhor Börrén Dias| Espaço Cénico:Nisa Eliziário| Figurinos:Joana Saboeiro| Direção Técnica:Show Ventura| Teaser:Inês Oliveira| Web Design e Fotografia de Ensaios:Tânia Cadima| Fotografia de Cena:Alípio Padilha| Gestão e Dir. Produção:Joana Ferreira | Produção: Daniela Sampaio
Teatromosca
O teatromosca é uma companhia de teatro fundada em Sintra em 1999.
É objetivo da companhia garantir colaborações com estruturas artísticas e culturais afins, e outras instituições, de natureza diversa, de implantação local, nacional ou internacional. O teatromosca tem procurado diversificar e consolidar essa rede, envolvendo parceiros e coprodutores em todo o processo de criação dos projetos, através da sua participação em diferentes fases. Ao mesmo tempo que procura servir um circuito nacional e internacional de intercâmbio de projetos, a companhia pretende trazer para Sintra outros projetos e estruturas com quem se tem cruzado, com quem tem colaborado ou com quem tem afinidades artísticas. Desde 2017, é responsável pela gestão e programação do AMAS – Auditório Municipal António Silva, no Cacém.